Procon da Assembleia Legislativa é referência em resolução de conflitos

Editor: Willen Moura | Assembléia Legislativa

Procon da Assembleia Legislativa é referência em resolução de conflitos
Crédito da Foto: João Gilberto

O aposentado Ricardo Freire, 72, se considera um homem que não tolera injustiças. Recentemente, um de seus empregados começou a sofrer a angústia de uma cobrança indevida. As lamentações eram diárias e o próprio aposentado tomou as dores tentando negociar para resolver a questão com duas empresas, uma administradora de cartão de crédito, e a outra de televisão a cabo. Sem sucesso, o nome do empregado foi negativado. Tomado pelo senso de justiça, 'Seu Ricardo', como prefere ser chamado, decidiu procurar ajuda de um órgão de defesa do consumidor.

A primeira lembrança que lhe ocorreu foi o Procon Legislativo. "Eu já tinha procurado antes e minhas questões se resolveram. Então pensei: 'Vou ao Procon da Assembleia", relatou o aposentado. No órgão de defesa do consumidor do Legislativo Potiguar, ele explicou a situação - uma cobrança indevida no cartão de crédito pelo serviço da TV a cabo. Terminada a explicação, os representantes do Procon Legislativo acionaram as duas empresas. Para a surpresa de 'Seu Ricardo', a situação foi resolvida naquele mesmo instante, sem necessidade de abertura de procedimento administrativo.

"Ali mesmo as coisas foram definidas, em menos de uma hora. O rapaz que me atendeu contatou as empresas, que não só retiraram a cobrança indevida, como, depois, removeram o nome de meu empregado do órgão de proteção ao crédito", narrou o aposentado, para quem a prestação do serviço do Procon é exemplar: "Se eu fosse dar uma nota, seria a nota máxima", avalia Freire.

O caso do aposentado é só mais uma das várias histórias bem sucedidas do Procon Legislativo. Só em julho deste ano, o percentual de conciliação ficou em 63%, acima da média registrada ao longo de 2015, que foi de 56% e ainda mais acima da taxa de conciliação do primeiro quadrimestre de 2016, que foi de 50%.

Para o coordenador do Procon da Assembleia, Dary Dantas, o caso de 'Seu Ricardo' reflete o comprometimento da equipe do Procon Legislativo na resolutividades dos conflitos. "Procuramos, antes de abrir o procedimento administrativo, mediar o conflito de maneira informal, por assim dizer. Isso evita trâmites burocráticos e até mesmo que as partes se confrontem em audiências de conciliação", explica Dantas.

Serviço

O Procon Legislativo funciona na Rua Jundiaí, nº 481, de segunda a sexta-feira das 8 às 12 horas, com telefones para contato 3232-2706, 3232-2707.

Assessoria