Seleção Brasileira de Futebol – último treino antes do amistoso contra o Japão

Fotojornalista: Sandra Kelch



 O Japão até hoje nunca ganhou da Seleção.
 No total de 12 jogos houveram apenas 2 empates; todas as demais partidas foram ganhas pelo Brasil.

Só este fato já traz a equipe do Japão com sede de vitória, prometendo ser o amistoso de amanhã, 10 de novembro, um jogo espetacular. Nos últimos 4 jogos as partidas tiveram no mínimo 3 gols.

O intuito das partidas é a preparação das equipes para a Copa Mundial do ano que vem na Rússia.

O primeiro treino de hoje, da equipe brasileira, aconteceu às 10:30, e como no treino de ontem a equipe parece bem a vontade.




Após o treino foi a vez da coletiva de imprensa.
A imprensa recebeu o técnico Tite e o capitão do jogo de amanhã, William.



O primeiro a falar foi William.
Foram levantadas muitas perguntas em relação a preparação técnica da equipe e como ela está sendo vista hoje; como uma equipe novamente muito forte. Ele comenta que a entrada de Tite fez com que a equipe se sentisse mais forte e preparada mentalmente o que é fundamental para o sucesso de uma equipe.

Tite já inicia a coletiva dizendo que mesmo o jogo que irá acontecer contra o Japão ser um amistoso, ele está sendo levado muito a sério pois é uma fase importantíssima de preparação para o Mundial do ano que vem. O desempenho alto da equipe continua sendo fundamental. Tite falou bastante de vitórias por merecimento. Falou ainda da importância de criar um ótimo e transparente relacionamento com o clube de cada jogador; para ele é importante esta parceria uma vez que é de interesse das duas partes jogadores que estejam bem, continuem sendo jogadores de alto nível e com auto desempenho. Ele exemplificou este argumento com solicitação e a vinda de um fisioterapeuta do Liverpool para acompanhar a recuperação de Coutinho. Eles querem estabelecer uma relação com os preparadores físicos dos outros clubes potencializando o atleta; afinal assim ganha o clube e ganha a Seleção.

Um outro assunto de alta relevância levantado na coletiva foi o fato de que o jogo de amanhã será o primeiro jogo da Seleção com arbitro de video. Na opinião de Tite esta grande mudança é positiva uma vez que simplesmente esclarece qualquer dúvida que possa ter ficado durante um lance, sendo que para ele a justiça é o mais importante. Ele acredita que o premiado tem que ser o que de fato merece; premiar o mais competente. Os jogadores tem que ser competitivo mas leal; se o jogador for leal não deverá ter nenhum problema. Ele como técnico é um grande incentivador e é a favor deste novo sistema por causa da justiça que o sistema acrescenta.

O sistema nao é empregado em todo o jogo, mas apenas em lances específicos, como por exemplo cartão, onde possa haver alguma dúvida. Ainda, apenas o próprio árbitro pode pedir um processo de revisão.





Logo depois houve a coletiva com o técnico do Japão, o bosnianoVahid Halilhodžić. O ponto mais relevante para a equipe brasileira foi o comentário de Vahid indicando que para ele, hoje, a Seleção é novamente o melhor time do mundo e que o jogo será muito desafiador.





Depois da coletiva, houve o treino da equipe do Japão.



O amistoso acontecerá amanhã - sexta feira, em Lille na França, às 10:00 da manhã de Brasília.