Em assembleia, policiais e bombeiros militares do RN decidem continuar movimento

Nesta sexta-feira, 05, o Segurança com Segurança também recebeu apoio dos presidentes da Abracrim/RN e do Sindguardas/RN

Após reunião com representantes do Governo do Estado do Rio Grande do Norte nesta quinta-feira, 04, às 18h, o praças policiais e bombeiros militares do RN reuniram-se na manhã desta sexta-feira, 05, em Assembleia Geral Unificada no Clube Tiradentes, para analisar a proposta feita pelo governo e deliberar acerca da atitude coletiva da categoria, e decidiram por manter o movimento intitulado “Segurança com Segurança”, que clama por condições legais e dignas de trabalho para os profissionais de segurança do estado.

De acordo com os presidentes das associações representativas da classe, a reunião da quinta-feira não contou com a presença do governador do Estado ou de nenhum membro da sua equipe econômica. Estiveram presentes apenas a secretária de Segurança Pública e Defesa Social do RN, Sheila Maria Freitas de Souza Fernandes e Melo e os comandantes da polícia e dos bombeiros militares.

A despeito da carta-ofício com as demandas da categoria, que foi protocolada na quinta-feira pela manhã no Gabinete Civil e Ministério Público, o único assunto que foi avaliado pelos gestores foi o atraso dos pagamentos. Para tanto, a proposta é a de pagar a folha de novembro neste sábado, 06, e parte da folha de dezembro (41 milhões dos 68 milhões) no dia 12 de dezembro. Não há previsão para o pagamento do décimo terceiro.

Questões como manutenção preventiva das viaturas, fornecimento de fardamento e de equipamentos necessários às atividades dos militares, além do reajuste do vale alimentação e extensão do benefício para o interior do estado, que também são demandas urgentes da categoria, não foram contempladas na reunião. No entanto, há a previsão de um segundo encontro com a administração pública para a próxima quarta-feira, 10.

“Esperamos que nessa ocasião as outras necessidades da categoria sejam ouvidas e contempladas com soluções concretas, só assim poderemos voltar às ruas com segurança e legalidade”, comenta o subtenente Eliabe Marques, presidente da Associação dos Subtenentes e Sargentos Policiais e Bombeiros Militares do RN (ASSPMBMRN).

Além dos praças policiais e bombeiros miliares, familiares, representantes das associações de classe e equipe de assessoria jurídica também estiveram presentes na Assembleia e declaram total apoio ao Segurança com Segurança os presidentes do Sindicato de Guardas Municipais do Estado do RN (Sindguardas RN), José Rogério Souza Júnior e o presidente da Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas do RN (Abracrim/RN), Alexandre Gadelha. “A nossa visão dentro de um parâmetro legal e constitucional é a de que não está havendo greve, e sim um estado de necessidade, no qual a polícia se encontra sem nenhuma capacidade técnica ou psicológica de ir às ruas para trabalhar. Não há equipamentos, apoio psicológico, armamento, fardamento, nada que possibilidade à categoria cumprir com a sua função”, pontua Gadelha.

Via Diário Potiguar | Assessoria