Câncer: Cirurgiões da Espanha "queimam" o tumor mais mortífero pela primeira vez

Médicos operando em uma sala de cirurgia.
Médicos operando em uma sala de cirurgia. Gtres
Cirurgiões do Hospital Vall d'Hebron, em Barcelona têm operado com sucesso câncer pancreático avançado, o pior prognóstico e até agora era inoperável, usando uma técnica pioneira que envolve o uso de uma agulha perfurando o tumor e permite queimar e destruir as células pelo calor.

Com esta cirurgia, usado pela primeira vez na Espanha neste tipo de tumor, eles já têm operado três pacientes que sofrem de um tipo muito específico de câncer , adenocarcinoma das pâncreas localmente avançado, que é inoperável com técnicas tradicionais e cujo único tratamento até agora é quimioterapia paliativa. Esta técnica, que é ainda parte de um ensaio clínico envolve a inserção de uma agulha diretamente no tumor a proteção do escudo e permite queimar e matar as células tumorais por calor.

Conforme explicado pelo Dr. de Cirurgia Hepatobiliopancreatic e transplantes e grupo de pesquisa Transplantes Digestivos do Instituto Vall d'Hebron Research (VHIR), Elisabeth Pando , "este estudo irá mostrar se há realmente beneficiar com esta técnica em comparação com quimioterapia ", o tratamento que geralmente é usado quando não é possível operar.

Vall d'Hebron opera câncer pancreático com técnica pioneira

O hospital de Barcelona é o único centro de saúde da Espanha incluído neste ensaio clínico, chamado PELICAN, que também inclui 18 hospitais europeus, liderados por uma equipe de especialistas do Centro Médico Acadêmico dos Países Baixos. Pando ressaltou que "trata-se de oferecer uma alternativa ou um tratamento" para quem sofre desse tipo de câncer inoperável e cuja única esperança é a quimioterapia.

O câncer de pâncreas é a terceira principal causa de morte por câncer em todo o mundo e os médicos prevêem que o ano de 2019 será a segunda maior causa de morte por câncer ; Além disso, em apenas um em cada cinco casos, pode-se recorrer à cirurgia.

O Chefe de Cirurgia e grupo Transplantes Hepatobiliopancrática e chefe do Transplante Digestivo Vihr, Ramón Charco, apontou para fora que esse tipo de câncer não é operável , porque estes tumores estão muito perto de "artérias e veias principais."

Embora o chefe clínico da cirurgia pancreática e grupo de pesquisa VHIR Digestivo Transplante, Dr. Joaquim Balsells, alertou que "o estudo é experimental e esperamos obter resultados definitivos." A Dra. Elisabeth Pando garantiu que os critérios de inclusão são muito rigorosos, embora sua idéia não seja ter de ser assim no futuro, já que "um ano pode não atingir 10 pacientes que podem ser incluídos neste ensaio clínico".

Os cirurgiões do Hospital Vall d'Hebron operaram pacientes selecionados aleatoriamente , dentro do cadastro de pessoas com esse tipo de câncer que atendiam aos requisitos impostos pelos médicos.

Um dos pacientes que se submeteram a esta cirurgia, Maria José, explicou que em abril deste ano foi diagnosticado com tumor pancreático em agosto e submetida à intervenção cirúrgica com a nova técnica. Maria José, que já trabalhou como médico de família ao longo de sua vida, "sabia que a sobrevivência de câncer de pâncreas é pequeno" e entregou-se "cerca de seis meses", mas agora, após a nova cirurgia, se sente "muito bom ".


El Espanol | Edição Local: Willen Moura