Sinte/RN celebra 30 anos de História

Exposição fotográfica e café da manhã marcam as três décadas de fundação do maior sindicato estadual
O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do RN completa 30 anos de fundação em 02 de setembro. Ao longo de três décadas, o SINTE/RN tem construído uma história de resistência, inovação, coragem e luta. Para celebrar a data, uma exposição fotográfica foi aberta ao público hoje, segunda-feira (02/09), a partir das 8h30, quando foi servido um café da manhã para os presentes. 

Na condição de maior Sindicado do Rio Grande do Norte, com mais de 20 mil trabalhadores filiados, o SINTE/RN é referência nacional na defesa da educação pública. Forjado na resistência à ditadura militar, em fins dos anos 1980, a entidade uniu todos os segmentos dos trabalhadores em educação e desde então vem assumido um importante papel no combate às desigualdades e às injustiças contra a categoria.

A exposição fotográfica alusiva aos 30 anos de fundação do Sindicato acontece no auditório Marise Paiva, localizado na avenida Rio Branco, 790, bairro de Cidade Alta – sede estadual do SINTE. A exposição estará aberta para visitas de 02 a 06 de setembro, no horário das 8h30 às 12h e das 14h às 17h. 

SINTE/RN: 30 ANOS 

A luta organizada dos profissionais da educação pública tem início no Estado do Rio Grande do Norte com a Associação dos Professores do RN (APRN), uma entidade de cunho sócio recreativo. Com o tempo surgem outras instituições, representativas dos funcionários (SISPE), dos estudantes (UMES), dos orientadores (ASSOERN) e dos supervisores (ASSERN).

Em fins dos anos 1980, com a efervescência política vivida no Brasil pelo fim da ditadura militar, os trabalhadores começam a se organizar politicamente e reivindicar seus direitos, visto que a Constituição de 1988 garantia o direito dos trabalhadores se organizarem em sindicatos.

Nesse ambiente, a Confederação dos Professores do Brasil (CPB) é transformada em Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e a luta nacional orienta que os trabalhadores da educação se unifiquem em um sindicato. 

Diante dessa recomendação, as entidades ligadas à educação pública no Rio Grande do Norte se unem e fundam o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Rio Grande do Norte (SINTE/RN), em 02 de setembro de 1989. Desde então, professores e demais funcionários da rede pública do Estado passaram a reivindicar melhorias trabalhistas de forma articulada. 

Atualmente, o SINTE é o maior sindicato em número de filiados no RN, são mais de 20 mil. Associado à Central Única dos Trabalhadores (CUT), à Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e ao Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), o SINTE assume um efetivo papel de combate às desigualdades e às injustiças contra a categoria, inclusive em âmbito nacional.

Com sede em Natal, o SINTE possui regionais em todo o Estado e tem somado conquistas históricas em favor dos trabalhadores em educação, como o Estatuto do Magistério, as eleições diretas para diretores das escolas e os Planos de Carreira. Atualmente, em esfera nacional, tem participado da luta em defesa do FUNDEB permanente e contra a reforma da Previdência.