Entenda o que está acontecendo com Rei Charles III, diagnosticado com câncer

Imagem: Palácio de Buckingham 

Nesta segunda-feira (5), o Palácio de Buckingham anunciou que o rei Charles III, aos 75 anos, foi diagnosticado com câncer. O monarca havia passado por uma recente internação hospitalar para tratar uma próstata aumentada, mas durante o procedimento, foi identificado um "outro ponto de preocupação", revelando-se como um tipo de câncer. A imprensa mundial destaca que não se trata de câncer de próstata, mas o tipo específico não foi revelado.

O comunicado oficial, em nota divulgada aqui, pelo Palácio de Buckingham, destacou que o rei já iniciou o tratamento e, por recomendação médica, adiará algumas atividades públicas. No entanto, ele continuará a desempenhar suas obrigações ligadas aos deveres do Estado e trabalho "de escritório". O monarca expressou total confiança no tratamento e deseja retornar às funções públicas assim que possível.

O diagnóstico foi tornando público para evitar especulações e contribuir para a compreensão pública do impacto do câncer. A rainha Camilla, em 26 de janeiro, havia informado que o rei estava "bem" após uma cirurgia de próstata, um procedimento de correção para tratar o aumento da próstata.

A linha sucessória após a morte da rainha Elizabeth II, em setembro de 2022, passou para Charles III. Seu filho mais velho, William, é o próximo na sucessão, seguido por seus filhos George, Charlotte e Louis. O príncipe Harry, que reside nos Estados Unidos, planeja viajar para o Reino Unido para encontrar seu pai após o diagnóstico, com os dois já tendo conversado sobre a situação.

Rei charles


Rei Charles III

O primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, desejou uma rápida recuperação ao rei Charles III nas redes sociais, expressando a confiança de que ele "retornará logo com força máxima" e destacando os votos de todo o país pela sua recuperação.