Fábrica de 'mosquitos aliados" inaugurada em Natal promete combate à dengue, zika e chikungunya

A produção de 'mosquitos do bem' usados no combate à dengue. 

Nesta quinta-feira (16), foi inaugurada uma fábrica de “mosquitos do bem” no bairro Felipe Camarão, na Zona Oeste de Natal. 

Esses insetos fazem parte de uma estratégia inovadora contra dengue, zika e chikungunya, em parceria entre as secretarias de Saúde de Natal e do Rio Grande do Norte com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Utilizando o método Wolbachia, os mosquitos carregam uma bactéria que impede a multiplicação dos vírus dentro deles. 

Assim, ao se reproduzirem com os mosquitos locais, essa característica é passada às próximas gerações, reduzindo a transmissão das doenças. Conhecidos como wolbitos, o processo de produção é rigoroso. Na fábrica, os ovos são colocados em recipientes com água para eclodirem. As larvas crescem sob controle de temperatura, iluminação e alimentação, sendo monitoradas pelos pesquisadores. Quando adultas, são separadas e colocadas em tubos para serem liberadas nas ruas. 

Em Natal, as solturas ocorrerão ao longo de 20 semanas em 33 bairros com altos índices de arboviroses. O método Wolbachia, desenvolvido na Austrália em 2011, chegou ao Brasil no ano seguinte e já mostrou resultados expressivos em cidades como Niterói e Rio de Janeiro. Segundo autoridades, os wolbitos não oferecem risco ao meio ambiente ou aos humanos e ajudam a controlar os vírus.