Ética no Futebol Brasileiro

É inegável que o brasileiro ama o futebol, a começar pela maioria das crianças, que sonham jogar em um grande clube, chegar à seleção brasileira, ter fama e dinheiro. Os estádios ficam lotados em jogos decisivos, o espaço na mídia é cada vez maior e a rivalidade entre os clubes inflama a paixão do torcedor.
Faixa "entrega" na torcida do São Paulo
(Foto: José Patrício / Agência Estado)
                No atual campeonato brasileiro, chegamos à penúltima rodada, três times tem chances de título e pelo menos oito clubes ainda lutam para não serem rebaixados para a segunda divisão. A disputa por pontos corridos proporciona emoção até a última rodada, porém, nos jogos finais, uma discussão vem à tona: Um time, sem pretensões no campeonato, facilitaria uma partida para um adversário, que está na disputa pelo título ou para fugir do rebaixamento, prejudicando o seu principal rival? Seriam capazes, os jogadores, de abrir mão da disputa de uma jogada? De não correr o suficiente para vencer a partida?

                No último final de semana, tivemos o jogo São Paulo x Fluminense, a vitória do clube paulista deixaria o seu maior rival, o Corinthians, muito próximo do título. O Fluminense venceu por 4 x 1, muito mais pela motivação que o levou para a partida do que qualquer outra coisa, motivação esta que o São Paulo não tinha mais pela competição. Mas o que ficou de marcante nessa partida foi uma faixa, levada pelos torcedores são-paulinos, com a mensagem: “ENTREGA!”, deixando os próprios jogadores espantados com essa atitude. Seria ético ir para o estádio torcer para o seu time perder? O que fica claro é que para muitos, o ódio pelo rival é maior do que o amor pelo seu time. E você, o que faria se seu time estivesse nessa situação?


Por: Raphael Moura Rolim