Grupo de Dança Irlandesa Celtic Legends se apresenta no Teatro Riachuelo



Celebrando os dez anos de sua criação, o grupo de música e dança tradicionais da Irlanda chega ao Brasil para uma turnê pelas principais capitais do País, de 3 a 15 de maio
 
A turnê passa por Santos (3/5), Natal (6), Recife (7), São Paulo (10), Rio de Janeiro (11), Ribeirão Preto (12), Curitiba (13), Novo Hamburgo (14) e Porto Alegre (15)
 
A música folclórica e a dança da Irlanda transmitem, ao mesmo tempo, um vigor contagiante e uma melancolia agridoce – e essa combinação faz com que os espetáculos baseados nessa cultura singular lotem teatros pelo mundo inteiro. CELTIC LEGENDS, criado há dez anos, vem viajando incessantemente, com uma trupe de seis músicos e quatorze bailarinos, todos eles de Galway, Dublin e Belfast; eles mostram durante 90 minutos um show de virtuosismo a técnica e a tradição da Irlanda.
 
O grupo esteve pela primeira vez no Brasil no inicio de 2009 – para apresentações no Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre, inteiramente lotadas. Neste mês de maio, Celtic Legends retorna ao Brasil, desta vez para uma extensa turnê por dez das principais cidades brasileiras.

Criado em 2002, em Connemara, península na Costa Oeste da Irlanda – região que se orgulha em preservar cuidadosamente não apenas a paisagem mas principalmente as tradições – a companhia mostra um espetáculo eletrizante, de música e performance ao vivo. A música é produzida pelos instrumentos tradicionais da Irlanda: o violino, o grande tambor bodhran, que conduz a banda, o melancólico uileann (instrumento de sopro, muito evocativo das sonoridades medievais). Os sons da civilização celta são a base para as velozes coreografias de sapateado. Muitos dos bailarinos são premiados internacionalmente; outros já percorreram o mundo em companhias como Riverdance e Lord of the Dance, com uma abordagem mais pura da dança típica – e sempre empolgante – da tradição céltica.
 
         DUAS COMPANHIAS MUNDO AFORA
 
Celtic Legends dividem-se hoje em duas companhias, quase sempre em turnê, uma delas sediada no Canadá. A proposta de revitalizar a dança irlandesa com o máximo de impacto coreográfico, sem perder a sonoridade e o desenho tradicional dos passos .
Na origem das danças irlandesas estão os imigrantes, em especial os que foram para os Estados Unidos. Usando tamancos de madeira, eles relembravam, nos séculos XVII e XVIII, os passos tradicionais e a percussão das canções de origem celta, dos galgos e asturianos e ainda da Bretanha francesa. No século XX, surge o sapateado – que evolui ao lado do jazz e dos ritmos africanos trazidos pelos escravos, criando um novo estilo. Nos anos 90, a tradição medieval e pós-medieval da Irlanda ressurge com força, pelo sucesso de Lord of the Dance e Riverdance. Celtic Legends é produto desse ressurgimento, acrescentando ao estilo tradicional mais velocidade e agilidade.
 
QUEM CRIA O CELTIC LEGENDS
O coreógrafo Ger Hayes ficou conhecido como solista da companhia Lord of the Dance, de Michael Flatleys. Juntou-se ao Celtic Legends tornando-se criador de um estilo de dança irlandês "mais essencial e vital", como declara. A diretora musical Liz Knowles, violinista, foi spalla (primeiro violino) do Riverdance e do Pirate Queen na Broadway; e também participou da banda tradicional Cherish the Ladies; toca regularmente com a Cincinnati Pops Orchestra e já gravou com Don Henley, Paula Cole e Ensemble Gallelei.
 
Natal - Teatro Riachuelo
6 de maio – sexta-feira – 21h
Av Bernardo Vieira, 3775 - Midway Mall L3
(84) 4008-3700
1504 lugares
Duração: 100 minutos (15' de intervalo)
Classificação etária: LIVRE
Estacionamento gratuito

INGRESSOS:
Platéia - $100
Frisas e Camarotes - $120
Balcão Nobre - $80