Futebol Internacional: Uruguay x Austria - Amistoso em Viena

  Futebol Internacional: Uruguay x Austria

    Fotojornalista: Silvia Ponchon Preihs
    14.11.2017
Mais uma rodada de amistosos aconteceu nesta terça feira, 14.11.2017. Não apenas o Brasil enfrentou a Inglaterra (terminando empatado em 0 x 0) mas também outro time Sul Americano (Uruguay) veio enfrentar a Austria, em Viena. O jogo aconteceu no estádio Ernst Happel no início de um inverno Europeu com temperaturas por volta dos 3 graus.


Este foi o segundo jogo amistoso de 2017 para a Áustria, depois do anterior disputado contra Finlândia. No caso do Uruguay, este é o seu quarto amigável do ano, tendo enfrentado já Polónia, Itália e República da Irlanda. O ultimo confronto entre Austríacos e Uruguaios aconteceu em 2014 e terminou com um empate por (1x1).

Nos últimos 10 jogos disputados em casa, a Áustria ganhou 3, empatou 4 e perdeu 3. A solidez defensiva não tem sido o seu ponto forte, tendo sofrido 7 gols nos últimos 10 jogos. 
A Celeste, segunda equipe colocada nas eliminatórias da América do Sul, é uma equipe mais forte quando joga no seu estádio, pois nos últimos 30 jogos registra 3 vitórias, 4 empates e 8 derrotas como visitante; contra 11 vitórias, 2 empates e 2 derrotas no seu estádio.

Com exceção de Luis Suárez (machucado) e Muslera (liberado por conta do nascimento do filho), o Uruguay foi a campo com quase todos seus titulares nesta terça feira para encerrar o ano diante da Áustria, que acabou não se classificando para a Copa do Mundo. Mesmo sem seu principal jogador (David Alaba) os austríacos mostraram força em casa e acabaram vencendo por 2 a 1.

Sabitzer, do RB Leipzig, abriu o placar logo aos cinco minutos de jogo num lance de indecisão de Martín Silva, titular por conta da ausência de Muslera. O goleiro vascaíno saiu do gol para fechar Burgstaller, fez boa defesa na finalização, mas não voltou a tempo e ficou no meio do caminho quando Sabitzer finalizou de perna esquerda para o gol aberto. Cavani diminuiu a diferença e logo aos 10 minutos marcou para o Uruguay completando de cabeça o cruzamento do lateral Urretaviscaya para empatar. Aos 42 da segunda etapa, no entanto, Schaub levantou a bola na área, e ela entrou no canto sem o desvio de ninguém.


A Áustria foi a quarta colocada no Grupo D das eliminatórias europeias. Com 15 pontos, terminou atrás de País de Gales (17), Irlanda (19) e Sérvia (21) - a vaga direta na Copa do Mundo ficou com os sérvios. Terminada a temporada FIFA de amistosos para 2017 as equipes voltam a enfrentar outros times agora apenas em Março de 2018. Até lá os jogadores estão focados nos seus times aguardando a chegada da próxima Copa do Mundo, marcada para Junho de 2018.