Professora Betania Ramalho recebe título de Cidadã Norte-Rio-Grandense


Foto: João Gilberto

Em sessão solene realizada na tarde de ontem, a Assembleia Legislativa, por proposição do deputado Hermano Morais, concedeu o título honorífico de Cidadã Norte-Rio-Grandense a professora Betania Leite Ramalho.

Natural de João Pessoa (PB), Betânia Ramalho é professora titular do Centro de Educação da UFRN, foi responsável pela formação de aproximadamente 110 mestrandos e doutorandos, secretária de Estado da Educação e Cultura, presidiu a Comissão Permanente do Vestibular (Comperve), da UFRN e na carreira acadêmica acumula importante produção bibliográfica.

Como propositor da honraria, o deputado Hermano Morais ressaltou o trabalho da professora para a Educação do Estado e produção acadêmica na UFRN. “Betania Ramalho, à frente da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura deixou um legado na educação do Rio Grande do Norte. É Referência na área de formação de professores, gestão e inovação pedagógica. Acumula uma produção bibliográfica de grande importância para a UFRN. Com sua simplicidade, tem feito a distribuição do saber, seja nas funções já ocupadas, seja no dia a dia como uma cidadã exemplar. Produz de forma incansável porque ama o que faz. Por acreditar que a educação é um bem público e por ela lutar a vida inteira, por lutar por uma sociedade mais justa e igualitária, por acreditar que a educação é o melhor caminho, por direito e por lei, o Rio Grande do Norte concede a Betania Leite Ramalho o título de cidadã potiguar”. Afirmou o parlamentar.

Em seu discurso, a professora Betania Ramalho, que já foi agraciada com o título de cidadã natalense pela Câmara Municipal, além de agradecer a homenagem ao deputado Hermano Moraes (propositor) e aos demais parlamentares que subscreveram, falou sobre o trabalho como professora acadêmica da UFRN, ressaltou os longos anos de luta em defesa da educação e destacou o período de quatro anos como Secretária de Estado da Educação e Cultura do RN.

“Ser paraibana, adotada por Natal e pelo Rio Grande do Norte representa, para uma autentica professora, uma adoção oficial. Esse é um momento inesquecível para mim. Agradeço aos deputados que subscreveram, agradecimento ao meu filho Rafael Ramalho, familiares, alunos e amigos. Essa homenagem amplia infinitamente o meu orgulho respeito e admiração ´pelo povo potiguar. Hoje, cumpro 25 anos e 10 meses no Rio Grande do Norte, especialmente na UFRN, que é minha segunda família. Na SEEC, passei 4 anos muito intensos e de dedicação sem limites. Não tenho como dimensionar tanta energia destinada para responder por um projeto de educação pública tão complexo quanto decisivo para o RN e para o Brasil”. Disse Betania Ramalho.

Além de parlamentares e familiares da homenageada, estiveram presentes à sessão estudantes, membros do escotismo, professores, alunos e ex-alunos, a ex-governadora e prefeita de Mossoró Rosalba Ciarlini, o assessor técnico da Secretaria de Educação de Natal Alexandre Pinto, vereadora de Natal Eleika Bezerra, Dr. Armando Holanda representando o Instituto Histórico, assessora especial da reitoria da UFRN Ângela Maria e o subsecretário da educação e cultura do Estado Marcos Leal.