Esses alimentos ajudam a evitar câncer de intestino, saiba quais

Esses alimentos ajudam a evitar câncer de intestino, saiba quais
Imagem: Divulgação

De acordo com estimativas fornecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca), há um aumento crescente na prevalência do câncer colorretal entre a população jovem. A obesidade e a má qualidade da dieta são apontadas como principais fatores por trás desse aumento.

Um estudo realizado por cientistas de universidades inglesas e chinesas, e publicado na conceituada revista científica Nutrients, explorou a ligação entre a alimentação e esse tipo de câncer que afeta parte do intestino, o cólon e o reto. O estudo envolveu mais de 118 mil participantes ao longo de um período de 12 anos.

Alimentos e nutrientes que podem ajudar na prevenção do câncer de intestino incluem cálcio, fibras, magnésio, fósforo e manganês. Aqui estão algumas fontes desses nutrientes:

- Cálcio: encontrado em lácteos desnatados, sementes como gergelim, chia e linhaça, e vegetais verde-escuros como couve, espinafre, agrião e rúcula.

- Magnésio: presente em grãos integrais, oleaginosas como amêndoas, nozes, castanhas e amendoim, peixes e feijões.

- Manganês: alimentos ricos em manganês incluem pinhão, avelãs, beterraba, aveia, amora, feijão, tofu, grão de bico, arroz integral, batata doce, espinafre, couve e abacaxi.

- Fósforo: encontrado em ovos, iogurtes, oleaginosas como amendoim, castanha, nozes e avelãs, e em grãos como feijão, ervilha, lentilha, grão-de-bico e soja.

- Fibras: presentes em leguminosas, verduras e legumes, como aveia, couve-flor, abacate, lentilha, feijão preto, frutas vermelhas, kiwi, maçã, linhaça, cenoura, agrião, alface, abóbora, abobrinha, beterraba e brócolis.

Esses minerais desempenham papéis críticos em vários processos celulares e a deficiência deles pode causar desordens no organismo.

Conclusões baseadas em pesquisas reiteram conselhos alimentares antigos, como moderação no consumo de carne vermelha, evitando bebidas alcoólicas e tendo cautela com alimentos ultraprocessados, devido à sua associação com obesidade e aumento de inflamações.

Uma dieta ideal para evitar doenças, incluindo o câncer de intestino, é a "Dieta da Saúde Planetária". Essa dieta prioriza alimentos de origem vegetal e reduz a ingestão de carnes. Ela envolve o consumo de verduras, grãos integrais, legumes, feijões, frutas e sementes, além de incluir pescados e ovos moderadamente.

No entanto, não significa eliminar completamente laticínios, ovos e peixes da dieta. O equilíbrio é fundamental, juntamente com a prática regular de atividade física e uma boa qualidade de sono. Para aqueles com histórico familiar de câncer, é recomendado iniciar a colonoscopia antes dos 45 anos. Seguir um estilo de vida saudável e manter-se atualizado com exames de saúde regulares são estratégias essenciais de prevenção.