O dia 1º de outubro (assista aqui) será dedicado exclusivamente à área de biológicas e saúde com diversas atrações ao vivo nos períodos da manhã e tarde. Diversas atrações compõem a transmissão, como as palestras do médico Paulo Saldiva, professor da Faculdade de Medicina da USP, sobre o impacto da poluição na saúde da população, e da microbiologista e comunicadora científica Natalia Pasternak sobre carreiras não lineares e o Mesacast que será conduzido por profissionais do Instituto de Psicologia (IP), sobre orientação profissional, uma das atrações mais procuradas pelos jovens nos anos anteriores de evento.
A área de exatas será contemplada no dia 2 de outubro (assista aqui). Dentre as atrações especiais teremos palestra especial com a Polisat, equipe de competição e pesquisa de nanosatélites da Escola Politécnica (EP) e com as especialistas em astrofísica Roberta Duarte e Mirian Castejon Molina. A professora Roseli de Deus, da EP, faz um panorama sobre a área. Completa a programação o Mesacast Inovação e Extensão.
No dia 3 de outubro (assista aqui), no encerramento da Feira USP e as Profissões, será contemplada a área de humanas. Dentre os destaques, os youtubers Filipe Figueiredo e Matias Pinto conversam sobre carreira. O Cinema da USP (Cinusp) participa com apresentação sobre roteiros e captação para as redes sociais e exibe vídeos produzidos neste contexto.
A pró-reitora de cultura e extensão reforça que o evento promove inclusão. "É um espaço onde a diversidade é celebrada e todos têm a chance de vislumbrar um futuro melhor por meio da educação de qualidade. A USP cumpre seu papel social ao trabalhar suas três missões: ensino, pesquisa e extensão, de modo integrado e singular", destaca Marli Quadros Leite.
A realização do evento digital é viabilizada por meio de convênio entre a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária e o Instituto Pecege.
Confira a reportagem publicada no Jornal da USP com mais informações sobre o programa USP e as Profissões.